País

Verdes pedem mais rapidez ao Governo na reposição de direitos

Heloísa Apolónia, deputada do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV), pediu esta quinta-feira ao Governo do PS que prossiga um caminho "mais rápido" da reposição de direitos dos portugueses.

Verdes pedem mais rapidez ao Governo na reposição de direitos

No debate quinzenal com o primeiro-ministro, no parlamento, a deputada dos Verdes criticou a "profunda vergonha nacional" que são as "receitas excessivas da energia", tendo a EDP como pano de fundo, paga pelos "consumidores e contribuintes" aqueles que "engordam à custa de tudo e de todos".

"O senhor precisa de acabar com isso", pediu a António Costa, que respondeu no mesmo tom a todas as bancadas que fizeram perguntas sobre o assunto, que existe um quadro legal e um quadro contratual que é preciso respeitar.

Heloísa Apolónia sublinha que o primeiro-ministro "cuida das palavras", que é preciso renegociar, pede clareza da parte do executivo porque "os portugueses estão fartos de pagar para os bancos, grandes empresas de energia e a tudo quanto é 'tubarão'".

O "caminho de recuperação" de direitos, com o Governo PS, apoiado pelo PCP, BE e PEV, tem sido feito, mas "às vezes custa"."Temos feito um caminho, mas é preciso prossegui-lo com mais determinação e, às vezes, senhor primeiro-ministro, mais rápido", pediu.

Lusa