País

Saiba quais as ruas cortadas ao trânsito durante os Santos Populares de Lisboa

O trânsito estará condicionado em várias artérias das freguesias de Santa Maria Maior, Avenidas Novas e Santo António, em Lisboa, a partir de sábado e até terça-feira, devido ao desfile das Marchas Populares, informou hoje a Câmara Municipal.

Saiba quais as ruas cortadas ao trânsito durante os Santos Populares de Lisboa
Lusa

As Marchas Populares irão desfilar na avenida da Liberdade na noite de 12 para 13 de junho, mas a circulação irá ser totalmente interrompida a partir de sábado, 10 de junho, no acesso àquela artéria pela Rua Manuel de Jesus Coelho, refere um comunicado enviado às redações.

O mesmo documento informa também que no dia 12 de junho será interrompida a circulação na faixa central da Avenida da Liberdade, no troço compreendido entre a rua Alexandre Herculano e a rua das Pretas, entre a 01:00 e as 05:00.

Já a partir das 14:00, "é condicionada a circulação na via BUS da avenida, mantendo-se a restante circulação", acrescenta o município.

"A partir das 17:00, a faixa central da avenida da Liberdade é encerrada à circulação, no troço entre a rua Alexandre Herculano e os Restauradores (junto ao teatro D. Maria II), mantendo-se a circulação nas laterais e nos atravessamentos da avenida. O acesso ao Rossio apenas poderá ser efetuado por transportes públicos", é referido.

Depois das 18:30, será interrompida a circulação na avenida da Liberdade a partir do Marquês de Pombal e nos Restauradores, pelo que o acesso à rotunda do Marquês "fica restrito a transportes públicos, e nas laterais da avenida da Liberdade apenas poderão circular veículos prioritários e acessos a garagens, hotéis e parques de estacionamento", lê-se no comunicado enviado pela Câmara.

Os condicionamentos irão abranger também a rua Duque de Palmela e a rua Braancamp.

Já a partir das 20:00, a "interrupção da circulação estende-se ao Rossio, exceto para os autocarros da Carris enquanto for possível".

A entrada para o túnel do Marquês de Pombal, a partir da rotunda, também será encerrada, "mantendo-se em funcionamento os restantes acessos", continua o município.

O município prevê que a reabertura da circulação "ocorra a partir das 8:00 do dia 13 [terça-feira] , desde que estejam reunidas todas as condições de segurança".

Em alternativa, a Câmara Municipal de Lisboa sugere que o trânsito proveniente do Saldanha, e que siga em direção ao Marquês de Pombal, desvie "na avenida Fontes Pereira de Melo para a avenida António Augusto de Aguiar ou para a entrada no túnel do Marquês de Pombal".

Já o trânsito proveniente das Amoreiras, em direção ao Marquês de Pombal, deverá desviar "na rua Joaquim António de Aguiar para a rua Castilho, ou para a entrada no túnel do Marquês de Pombal".

O município remata que "as alterações à circulação e os respetivos desvios de trânsito serão devidamente coordenados no local por entidade policial".

Lusa