País

Barragem de Fragilde com mais de 30 anos nunca foi desassoreada

As baixas reservas de água da barragem de Fagilde trouxeram várias dúvidas. Construída há mais de 30 anos e com capacidade de 2,5 milhões de metros cúbicos, nunca dali foi retirado um metro cúbico de inertes acumulados ao longo de décadas.

  • Uma solução de recurso para combater a seca extrema
    2:08

    País

    A Proteção Civil tem montada uma operação de abastecimento de água entre duas barragens do distrito de Viseu. 48 viaturas de diversos corpos de bombeiros transportam a água retirada da Aguieira e levam-na para a de Fagilde, a 40 quilómetros de distância. É uma solução de recurso, perante os efeitos da seca extrema.

  • Descargas na barragem de Fagilde para combater seca em Viseu
    1:54

    País

    Dezenas de camiões-cisterna fazem este domingo o transporte de água para o distrito de Viseu. Uma mega operação que, este fim de semana, trouxe o reforço dos bombeiros. Com 50 viaturas, estão a fazer descargas diretamente para a barragem de Fagilde, para evitar a rutura.

  • Reservas das barragens caem para níveis históricos
    2:03

    New Articles

    As reservas das barragens estão a diminuir para níveis históricos e podem a colocar em causa o abastecimento às populações. Os especialistas alertam, por exemplo, que o Rio Tejo pode morrer se a seca severa se mantiver e não forem tomadas medidas urgentes. A última medida foi tomada pelo Metro de Lisboa que já anunciou a redução do consumo de água.

  • "A maior operação de transporte de água de sempre em Portugal"
    3:31

    País

    O presidente da câmara de Mangualde não tem dúvidas que este reforço da operação de abastecimento de água em Viseu é o maior de sempre no país. Uma trasfega de mais de 4.000 metros cúbicos de água, da barragem da Agueira, para evitar a rutura total da barragem de Fagilde e garantir o abastecimento de água a mais de 140 mil pessoas de quatro concelhos.

  • "Quando estou com os avós sinto-me feliz"

    Desafios da Mente

    As investigações apontam que as crianças que têm avós envolvidos na prestação de cuidados podem ter melhores índices de saúde mental, como uma redução do risco de sintomas depressivos e de comportamentos desviantes, bem como melhor desenvolvimento cognitivo. Em Portugal, o Dia dos Avós celebra-se a 26 de julho. A data foi instituída pela Assembleia da República, em 2003.

    Mauro Paulino