País

Barragem de Fragilde com mais de 30 anos nunca foi desassoreada

As baixas reservas de água da barragem de Fagilde trouxeram várias dúvidas. Construída há mais de 30 anos e com capacidade de 2,5 milhões de metros cúbicos, nunca dali foi retirado um metro cúbico de inertes acumulados ao longo de décadas.

  • Uma solução de recurso para combater a seca extrema
    2:08

    País

    A Proteção Civil tem montada uma operação de abastecimento de água entre duas barragens do distrito de Viseu. 48 viaturas de diversos corpos de bombeiros transportam a água retirada da Aguieira e levam-na para a de Fagilde, a 40 quilómetros de distância. É uma solução de recurso, perante os efeitos da seca extrema.

  • Descargas na barragem de Fagilde para combater seca em Viseu
    1:54

    País

    Dezenas de camiões-cisterna fazem este domingo o transporte de água para o distrito de Viseu. Uma mega operação que, este fim de semana, trouxe o reforço dos bombeiros. Com 50 viaturas, estão a fazer descargas diretamente para a barragem de Fagilde, para evitar a rutura.

  • Reservas das barragens caem para níveis históricos
    2:03

    New Articles

    As reservas das barragens estão a diminuir para níveis históricos e podem a colocar em causa o abastecimento às populações. Os especialistas alertam, por exemplo, que o Rio Tejo pode morrer se a seca severa se mantiver e não forem tomadas medidas urgentes. A última medida foi tomada pelo Metro de Lisboa que já anunciou a redução do consumo de água.

  • "A maior operação de transporte de água de sempre em Portugal"
    3:31

    País

    O presidente da câmara de Mangualde não tem dúvidas que este reforço da operação de abastecimento de água em Viseu é o maior de sempre no país. Uma trasfega de mais de 4.000 metros cúbicos de água, da barragem da Agueira, para evitar a rutura total da barragem de Fagilde e garantir o abastecimento de água a mais de 140 mil pessoas de quatro concelhos.