País

Quatro distritos sob aviso laranja e 14 sob aviso amarelo devido ao vento, chuva e neve

ARMANDO FRANCA

Todos os distritos do continente estão hoje e sexta-feira sob aviso amarelo ou laranja devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada, vento forte de sudoeste com rajadas ate 100 quilómetros por hora nas terras altas, rodando para oeste. O arquipélago continua sob aviso laranja assim com os distritos de Beja, Faro, Lisboa e Setúbal.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Guarda e Viseu estão sob aviso amarelo até sexta-feira devido à queda de neve acima de 800 metros de altitude.

O IPMA colocou ainda sob aviso laranja os distritos de Lisboa, Setúbal, Beja e Faro até às 21:00 de hoje, passando depois a aviso amarelo, por causa da agitação marítima.Estão previstas ondas de sudoeste com 05 a 06 metros de altura, podendo chegar aos 12 metros.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente muito nublado apresentando períodos com menos nebulosidade a partir da tarde, em especial na região Sul, aguaceiros, por vezes fortes e de granizo, diminuindo de frequência a partir da tarde, queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, descendo a cota para 600 metros nas regiões Norte e Centro a partir do final da tarde e condições favoráveis à ocorrência de trovoada.

A previsão aponta também para vento moderado a forte do quadrante sul, rodando para o quadrante oeste a partir da tarde, soprando temporariamente forte com rajadas até 100 quilómetros por hora nas regiões Centro e Sul em especial durante o início a tarde, sendo forte, com rajadas até 110 quilómetros por hora, nas terras altas, tornando-se gradualmente moderado partir do fim da tarde.

Está ainda prevista uma pequena descida da temperatura mínima nas regiões Centro e Sul e subida da temperatura na região do interior Norte.

As temperaturas mínimas vão variar entre 01 grau (na Guarda) e 13 (em Faro) e as máximas entre 08 graus Celsius (na Guarda) e os 18 (em Faro).

Com Lusa

  • As imagens do mau tempo que está a afetar o país

    País

    O inverno começou há dois meses, mas só esta semana é que se tem estado a sentir à séria de norte a sul. A Madeira está sob aviso vermelho da meteorologia por causa dos ventos fortes e da elevada ondulação. Ondas grandes foram também o que levou o IPMA a manter alerta laranja, junto à costa, nos distritos no sul do continente. A norte, entre terça e esta quarta-feira houve muita neve, em particular na região de Trás-os-Montes.

  • Aldeias de Lamego ficaram isoladas devido ao mau tempo
    2:23

    País

    No distrito de Viseu, foi a queda de árvores que deu mais trabalho às equipas da Proteção Civil. Duas casas foram atingidas por cabos de alta tensão, depois destes terem cedido ao peso do gelo. O mau tempo levou ainda a que várias aldeias de Lamego ficassem isoladas.

  • Vento e gelo danificam centenas de árvores em Trancoso
    2:00

    País

    O concelho de Trancoso foi o mais afetado pelo mau tempo no distrito da Guarda. A camada de gelo derrubou ramos de centenas de árvores, o que condicionou a circulação, e danificou vários castanheiros com consequências na produção de castanha.

  • Mau tempo destrói bar de praia na Ponta do Sol
    1:09

    País

    O mau tempo na Madeira provocou estragos no cais dos pescadores de Câmara de Lobos e destruiu um bar na Ponta do Sol. Uma família foi realojada no Funchal e três escolas tiveram de ser encerradas por precaução.