Devido às condições de visibilidade e de mar ainda alteroso, as buscas fazem-se com o navio patrulha oceânico 'Figueira da Foz'.
"Em princípio o navio patrulha deverá manter-se no local, pode é depois não poder utilizar outro tipo de meios, nomeadamente, as lanchas mais pequenas" dada a falta de visibilidade, explicou.
Segundo o IPMA até ao início da manhã o vento vai soprar forte com rajadas até aos 90 quilómetros por hora, sendo de 130 quilómetros por hora nas terras altas.
"A partir de sábado há uma tendência para diminuir, mas ainda será moderado a forte. Vai reduzir a rajada para os 70 quilómetros e nas regiões montanhosas de 100/110 quilómetros por hora", disse.
A Madeira vai estar sob aviso amarelo por causa do vento até ao final do dia de sábado, segundo o IPMA.
"Relativamente às ondas, hoje e nos próximos dias vamos ter ondas de oeste noroeste com 04 a 5 metros, devendo-se manter até ao fim do dia de sábado, reduzindo depois para 03 a 04 metros. No entanto, devem manter-se nos 04 a 05 metros nos próximos dias ao largo do arquipélago", explicou.
Por causa da agitação marítima, o arquipélago da Madeira está sob aviso amarelo até às 03:00 de sábado.
A Madeira está ainda sob aviso amarelo até ao final do dia de sábado devido à previsão de períodos de chuva, por vezes forte, e com condições favoráveis à ocorrência de trovoadas.
Com Lusa