País

Revelados documentos inéditos de Gago Coutinho

Arquivo Marinha

A Marinha Portuguesa descobriu por acaso documentos inéditos de Gago Coutinho, esquecidos há um século nos seus arquivos.

Os documentos foram descobertos por acaso nos arquivos da Marinha quando, no ano passado, os Correios pediram elementos sobre Gago Coutinho para a emissão de uma série filatélica.

Neles, Gago Coutinho apresentava desenhos de um protótipo de um dispositivo para emissão de sinais de luz elétrica para comunicação, que nunca chegou a ser fabricado.

Há ainda uma carta, datada de 13 de outubro de 1902, a pedir que os documentos sejam devolvidos para Gago Coutinho, na altura tenente, se candidatar a professor da escola naval.

O Comandante Ribeiro Cartaxo, Diretor da Biblioteca Central de Marinha, esteve na Edição da manhã para desvendar mais pormenores sobre estes documentos.

  • Documentos inéditos de Gago Coutinho divulgados hoje
    8:00

    País

    A Marinha Portuguesa vai hoje revelar documentos inéditos de Gago Coutinho, que incluem desenhos de um protótipo de um dispositivo para emissão de sinais elétricos para comunicação. O Comandante Ribeiro Cartaxo, Diretor da Biblioteca Central de Marinha, esteve na Edição da manhã para desvendar mais pormenores sobre estes documentos.