País

Padre português suspenso de diocese no Canadá por suspeita de abusos sexuais

Os factos em causa, a indiciarem a prática de qualquer crime, já estarão prescritos para a justiça civil.

Um padre português no Canadá foi suspenso pela Diocese de Hamilton, no Ontário, por suspeita de abusos sexuais, avançou esta segunda-feira um jornal local.

O Hamilton Spectator diz que o padre Heitor Antunes, de 49 anos, está suspenso desde o dia 4 de março dos seus deveres na Igreja de Santa Maria, no norte de Hamilton, pela suspeita de "abusos sexuais", tendo abandonado no dia 8 a residência oficial localizada na Park Street North.

Segundo uma reportagem do jornal online português Observador, o padre, que teve um filho de uma catequista com quem se envolveu quando esta ainda era menor, também foi suspenso da Diocese de Vila Real.

O alegado envolvimento amoroso ter-se-ia iniciado quando a jovem tinha 14 anos (hoje com 29) e o sacerdote 34.

Ainda segundo o Observador, que cita "uma fonte ligada à diocese", o padre foi para o Canadá depois dos factos em causa.

Neste país, o sacerdote exercia junto de comunidades de emigrantes portugueses, mas recebeu ordens da diocese para regressar a Portugal, estando impedido de celebrar.

A Diocese de Hamilton desconhecia o passado de Heitor Antunes, confirmando que teve conhecimento apenas através do texto publicado em Portugal, tendo questionado o padre no dia 2 de março.

"Informámo-lo que, devido à natureza dos factos, seria suspenso imediatamente das funções ministeriais nesta diocese", declarou monsenhor Murray Kroetsch, vigário-geral da diocese.

O responsável da diocese adiantou que "aconselhou Heitor Antunes a regressar a Portugal" e a resolver a situação.

"Se estas acusações forem falsas e o teu nome ficar limpo, teremos de ver o que sucede. Um padre ter uma criança é uma falta de moral, é um pecado, mas pode perdoar-se, não é um crime", salientou.

Os factos em causa, a indiciarem a prática de qualquer crime, já estarão prescritos para a justiça civil.

Hamilton, onde vivem cerca de 20 mil portugueses e lusodescendentes, está localizada no oeste do lago Ontário, a 70 quilómetros do sul de Toronto.

Lusa

  • Como não gastar dinheiro com os números começados por 707
    6:46