País

Afinal, quanto custa devolver todo o tempo de serviço aos professores?

As contas dos salários dos professores.

Professores protestam em frente ao Ministério da Educação, durante a iniciativa "Time", convocada pela Fenprof, em Lisboa. Com relógios e ao som de "Time", da banda Pink Floyd, a iniciativa procura lembrar os responsáveis ministeriais da urgência de se iniciar a negociação com vista à regularização dos horários de trabalho dos professores.
Loading...

A crise política abriu também uma guerra de números entre Governo e a oposição, que minimiza os efeitos das alterações aprovadas e questiona os cálculos de Mário Centeno, embora não apresente as suas próprias contas.

Costa aguarda serenamente votação final global do diploma

O primeiro-ministro afirmou hoje que vai “aguardar serenamente” a votação final do diploma relativo às carreiras dos professores e reiterou que, caso o parlamento aprove a reposição integral do tempo congelado, o Governo “não tem outro remédio” senão demitir-se.

Em entrevista à TVI, António Costa começou por destacar “as consequências que teria a aprovação em votação final global do diploma que foi votado em especialidade” na semana passada, que passam por pôr “em causa a estabilidade financeira do país, a equidade entre os portugueses e a credibilidade internacional de Portugal”.

A aprovação do diploma “compromete a governabilidade no presente” e “condiciona, de uma forma inadmissível, a governabilidade no futuro”, salientou o líder do executivo, notando que “se se confirmar, o Governo não terá outro remédio” senão demitir-se.

“Eu aguardo serenamente o que é que venha a ser votado em votação final global. Agora, eu acho é que ninguém tem direito, nem a procurar criar ilusões aos professores, mentir aos professores sobre o que é que está em causa, nem enganar os portugueses”, assinalou.

Com Lusa