País

Declarações de Berardo na comissão de inquérito vão ser enviadas ao Ministério Público

Transcrição da audição parlamentar será avaliada para perceber se existem indícios de crime.

Declarações de Berardo na comissão de inquérito vão ser enviadas ao Ministério Público
ANTÓNIO COTRIM

A comissão de inquérito vai enviar ao Ministério Público uma transcrição das declarações de Joe Berardo, disse esta quarta-feira o presidente da comissão.

"A minha intenção é enviar a transcrição direta [da audição] ao Ministério Público para que, se houver alguma matéria, tome as diligências necessárias", disse Luís Leite Ramos aos jornalistas.

Luís Leite Ramos ressalvou, no entanto, que não tem "indícios criminais" e que não vai fazer queixa ao Ministério Público, mas explicou que "tem havido uma interação" entre a comissão parlamentar e o organismo.

O pedido para a obtenção da transcrição áudio da audição a Joe Berardo já tinha sido feito logo após o final da mesma, na sexta-feira, com "caráter de urgência", adiantou.

O presidente da comissão considerou que houve "um conjunto de matérias que merecem e devem ser avaliadas por quem de direito".

As declarações polémicas do comendador ainda fazem eco. Ao longo desta semana, começaram a surgir as primeiras reações.

Já ontem o Partido Socialista e o Bloco de Esquerda tinham pedido ao Ministério Público para prestar atenção à audição parlamentar ao empresário.

"Contamos que o MP tenha estado muito atento à audição da passada sexta-feira, e que essa audição tenha fornecido bons elementos para o MP continuar a desenvolver a sua investigação", disse João Paulo Correia, do PS.

Também o CDS propôs esta quarta-feira que fosse instaurado um processo disciplinar para retirar a condecoração da Ordem do Infante D. Henrique ao empresário.

No seguimento deste pedido, a comissão de parlamentar de inquérito à Caixa Geral de Depósitos anunciou que se vai reunir esta quinta-feira de urgência para avaliar a retirada da comenda. O Presidente da República já fez saber que não se irá opor à reavaliação das condecorações.

As declarações polémicas de Joe Berardo

A audição de Joe Berardo, na sexta-feira passada, ficou marcada por declarações desconcertantes do comendador.

No Parlamento, Berardo acabou por ser obrigado a revelar o truque que usou para enfraquecer o poder dos bancos na Associação, que é dona da coleção de arte e onde voltou a afirmar que a banca não pode penhorar os quadros.

Loading...

Com Lusa