País

Presidente da República submetido hoje a um cateterismo

SIC

O Presidente da República vai realizar a intervenção no Hospital de Santa Cruz.

O Presidente da República vai ser hoje submetido a uma intervenção cirúrgica. Marcelo Rebelo de Sousa já deu entrada no Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide. O chefe de Estado vai ser submetido a um cateterismo.

Antes de entrar no estabelecimento hospitalar, o Presidente da República falou à SIC.

O chefe de Estado disse que o exame que irá realizar, sem anestesia geral, servirá para "analisar o estado em que se encontra um determinado vaso sanguíneo, um preciso", e poderá ou não justificar uma posterior intervenção.

O Presidente da República chegou ao final da manhã, bem disposto, e garantiu que vai acompanhar o programa do Governo pela televisão.

Em declarações exclusivas à SIC, Marcelo Rebelo de Sousa acrescentou também que levou livros para ler naquele hospital do distrito de Lisboa.

Numa revelação feita a Daniel Oliveira, durante uma entrevista para o programa da SIC Alta Definição, o Presidente da República admitiu sofrer de um problema cardíaco que o obrigaria a fazer um cateterismo.

Um dia após ter sido divulgado que o chefe de Estado português seria submetido a um cateterismo por prevenção, Marcelo Rebelo de Sousa acrescentou que "o estado de saúde de um Presidente, tal como a sua situação económica e financeira, é de interesse público".

Ainda que tenha garantido sentir-se "otimamente" e que não vai mudar a agenda prevista, o Presidente da República concluiu que é "melhor prevenir do que remediar".

Na entrevista ao programa da SIC Alta Definição, transmitida na íntegra a 12 de outubro, Marcelo Rebelo de Sousa fez depender a decisão de se recandidatar à Presidência da República dos resultados da intervenção a que é hoje submetido.

O procedimento a que o Presidente da República vai ser submetido é relativamente simples. Todos os dias se fazem centenas nos hospitais do país para detetar e corrigir problemas no coração.

O que é o cateterismo?

As explicações sobre o problema cardíaco de Marcelo

O cardiologista Tiago Pereira da Silva deu detalhes sobre o problema de saúde de Marcelo, em entrevista à SIC, a 11 de outubro. Sendo a saúde do Presidente também uma questão com relevância política, Ricardo Costa fez, na mesma ocasião, a análise da situação no Primeiro Jornal.

  • O Milagre de Jesus
    25:48