País

Marcelo aproveita para cortar o cabelo em Maputo

O Presidente da República fez uma visita ao barbeiro, no primeiro dia da deslocação a Moçambique, dedicado a um programa privado.

Marcelo aproveita para cortar o cabelo em Maputo
Pedro Cruz/ SIC

O Presidente da República chegou esta manhã a Maputo para uma visita de cinco dias, durante a qual participará na cerimónia de posse de Filipe Nyusi, reeleito Presidente de Moçambique em outubro passado. Pouco depois da chegada à capital moçambicana, Marcelo Rebelo de Sousa aproveitou para cuidar da imagem numa visita ao barbeiro, registada pelo repórteres da SIC que acompanham a deslocação do chefe de Estado. O resto do dia de hoje é também dedicado a um programa privado.

Amanhã terá início a agenda oficial, Marcelo vai visitar a Escola Portuguesa de Maputo e, ao fim do dia, encontra-se com membros da comunidade portuguesa - estima-se que haja entre 23 a 25 mil portugueses em Moçambique.

O programa de quarta-feira é preenchido com a tomada de posse do Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, para a qual são esperados diversos chefes de Estado, estando previsto um encontro bilateral entre Marcelo e Nyusi durante a tarde.

Na quinta-feira, desloca-se à cidade da Beira, onde visitará, nomeadamente, o consulado-geral de Portugal e o Hospital Central da Beira, arrasado pelo ciclone Idai e reconstruído com diversos apoios, entre os quais de Portugal.

Na sexta-feira, novamente em Maputo, o chefe de Estado português tem encontro marcado com a equipa da Cooperação Técnico-Militar.

Marcelo Rebelo de Sousa regressa a Portugal num voo comercial na manhã de sábado.