País

Morreu o embaixador português Leonardo Mathias 

Foi um dos mais importantes diplomatas portugueses do pós-25 de Abril.

Morreu o embaixador português Leonardo Mathias 
SIC

O embaixador português Leonardo Mathias morreu esta quarta-feira, aos 84 anos, vítima de doença oncológica.

Leonardo Mathias foi um dos mais importantes diplomatas portugueses do pós-25 de Abril: foi embaixador de Portugal em Washington (1982), representante permanente de Portugal junto das Comunidades Europeias em Bruxelas (1986), embaixador novamente em Brasília (1989), em Madrid (1994) e em Paris (2000).

Foi secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros nos governos de Francisco Balsemão, quando o ministro era André Gonçalves Pereira.

Nasceu em 1936, numa família de diplomatas. Tanto o pai, como o seu irmão Marcelo Mathias, foram diplomatas portugueses.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa nota, já lamentou a morte do diplomata, considerando-o "membro de uma notável linhagem familiar diplomática".

"O Embaixador Leonardo Mathias teve uma carreira brilhante, onde ressaltam as chefias de missão em Washington, em Bruxelas junto da União Europeia, em Brasília, em Madrid e em Paris. Foi também Membro do Governo, ao mesmo tempo que o Presidente da República, Administrador da Cruz Vermelha Portuguesa e da Fundação Calouste Gulbenkian", escreve Marcelo Rebelo de Sousa na nota.