País

Compra de centenas de ventiladores não foi divulgada ao Estado

No total são nove contratos no valor de 26 milhões de euros.

Compra de centenas de ventiladores não foi divulgada ao Estado
David Gray

O Tribunal de Contas (TdC) detetou centenas de compras de ventiladores que não foram divulgados ao Estado. No total são nove contratos, no valor de 26 milhões de euros.

O dinheiro foi usado em compras de material para os cuidados intensivos, mas não foi divulgado no portal oficial do Estado.

O Tribunal de Contas explica que a análise de toda a informação permitiu verificar que existem insuficiências, tanto na emissão como na comunicação dos contratos.

O relatório do TdC revela ainda uma diferença de preços em produtos iguais, como é o caso, por exemplo, das mácaras e viseiras.

Primeiro ventilador português já pode ser vendido para o estrangeiro

Há duas semanas o Atena, desenvolvido pelo CEIIA, começou a chegar a hospitais portugueses.

Agora, o primeiro ventilador português já tem autorização da Autoridade do Medicamento e pode ser utilizado nos cuidados intensivos.

Este pode ser um passo também para a exportação, numa altura em que a pandemia do novo coronavírus levou a uma corrida aos ventiladores.

SPA atribui prémio ao CEiiA e Universidade do Minho por criação de ventilador

A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) revelou esta quarta-feira ter atribuído o Prémio de Criatividade Tecnológica ao CEiiA (Centro de Excelência para a Inovação da Indústria Automóvel) e à Universidade do Minho/Escola de Medicina, pelo desenvolvimento de um ventilador pulmonar.