Foi esta terça-feira hasteada a bandeira vermelha nas praias de Carcavelos e São Pedro do Estoril, em Cascais, após ter sido detetada a presença de Medusa Velella nestas praias.
Após ter recebido o alerta para o aparecimento destes organismos, o Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Cascais mandou hastear a bandeira vermelha nestas praias, que ficam interditadas a banhos.
Numa nota publicada no site, a Autoridade Marítima Nacional refere que "as entidades envolvidas vão manter a monotorização da situação", sendo que "a interdição de ida a banhos será levantada assim que estiverem reunidas todas as condições de segurança."
No sábado, a bandeira vermelha também foi hasteada na Praia da Vieira, na Marinha Grande, devido à presença desta espécie de medusas.
DEVE EVITAR-SE O CONTACTO DIRETO COM ESTES ORGANISMOS
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a 'Velella' assemelha-se a uma vela, "flutua à superfície da água e é influenciada por ventos e correntes superficiais".
"Estes organismos podem formar agregados densos, cobrindo a superfície da água, e vastas áreas de areal quando dão à costa. Os seus tentáculos são pequenos e ligeiramente urticantes, sendo aconselhável evitar o contacto direto. Se for picado, aplique bandas de gelo e se possível bicarbonato de sódio", pode ler-se na página do IPMA.