Rui Pinto começa a ser julgado no fim da próxima semana. É o primeiro de uma série de processos mediáticos que regressam aos tribunais, depois das férias judiciais.
Em setembro, deverá ser conhecida a acusação da Operação Lex. O ex-juiz Rui Rangel, a mulher Fátima Galante, o antigo presidente do Tribunal da Relação de Lisboa, Orlando Nascimento e o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira são os principais arguidos na investigação à alegada viciação de processos.
No mesmo mês, o Tribunal da Relação de Lisboa tem de decidir sobre o recurso de Rosa Grilo, condenada a 25 anos de prisão pela morte do marido.
Em novembro, regressam a tribunal, agora para serem julgados, o antigo ministro da Defesa, Azeredo Lopes, o ex-diretor da Polícia Judiciária Militar, elementos da mesma instituição, outros da GNR e o alegado grupo responsável pelo furto de Tancos. O julgamento começa a 2 de novembro no Tribunal de Santarém.
À espera de um avanço no caso, estão o pai e a madrasta de Valentina. Em prisão preventiva desde maio, aguardam pela acusação. São os principais suspeitos do homicídio da criança de 9 anos, encontrada morta em Peniche.