País

Derrocadas, casas inundadas e freguesias isoladas devido a chuva forte na Madeira

Autarca de Ponta Delgada, no concelho de São Vicente, diz que a situação é grave.

Derrocadas, casas inundadas e freguesias isoladas devido a chuva forte na Madeira

A ilha da Madeira está a ser atingida por um forte temporal. A chuva que se faz sentir desde quinta-feira à noite na costa norte provocou estragos esta sexta-feira, dia 25 de dezembro. Pelo menos 27 pessoas foram retiradas de casa. Para já, não há registo de feridos.

O concelho de São Vicente é o mais afetado, mais concretamente as freguesias de Ponta Delgada e Boaventura, que estão isoladas, devido ao transbordo de ribeiros e a algumas derrocadas. A limpeza dos acessos a estas freguesias vai decorrer durante toda a noite.

Em direto no Jornal da Noite da SIC, o presidente da Câmara José António Garcês avançou que 27 pessoas tiveram de ser retiradas de casa por precaução. Há, pelo menos, duas casas danificadas.

Dessas 27 pessoas, 20 são da freguesia de Ponta Delgada e as restantes de Boaventura. Estão em casas de familiares e amigos.

A SIC sabe que o centro de saúde do concelho está preparado para receber possíveis feridos.

Loading...

O túnel que liga as freguesias de Ponta Delgada e Boaventura ficou alagado esta sexta-feira, segundo informações avançadas por Marta Caires, correspondente da SIC na Madeira. Oito turistas ficaram retidos no túnel, em vários carros.

O gabinete de crise esteve reunido, com o presidente da Câmara e a Proteção Civil, para avaliar a gravidade dos estragos e os procedimentos para as próximas horas.

Loading...

Situação na freguesia de Ponta Delgada

O presidente da junta de freguesia da Ponta Delgada, no concelho de São Vicente, José Miguel Freitas Luís, disse na SIC Notícias que a situação é grave. Esclareceu ainda que todas as estradas estão intransitáveis e que há habitações inundadas.

"Uma casa desapareceu do mapa, literalmente. Veio uma enxurrada e levou a casa. Já não existe", acrescentou.

"Estamos a passar por uma situação muito complicada. A freguesia está totalmente atolada em lama, água e pedras. É um Natal difícil de esquecer. Estamos praticamente isolados", afirmou na SIC Notícias.

Loading...

À SIC, o autarca avançou que o cemitério de Ponta Delgada está alagado, o que não acontecia há cerca de 40 anos.

Clima e orografia da Madeira - o passado e o presente

Esta sexta-feira foi marcada por trovoada, chuva e queda de granizo em grande parte da Madeira, exceto a ponta oeste da ilha.

Em direto na SIC Notícias, Ricardo Oliveira, diretor do Diário de Notícias da Madeira, defendeu que houve falhas no sistema de avisos meteorológicos e realçou que o IPMA e a Proteção Civil têm de esclarecer a situação.

A Madeira esteve esta sexta-feira sob aviso meteorológico amarelo para precipitação.

Loading...

Em entrevista à SIC, o diretor do Observatório Meteorológico do Funchal, Vítor Prior, admitiu que o aviso emitido para a Madeira devia ter sido vermelho, em vez de amarelo. No entanto, frisou que se tratam de previsões.

Loading...

Já Pedro Fino, Secretário Regional de Equipamentos e Infraestruturas, pediu que a população permaneça em casa por razões de segurança e para não dificultar os trabalhos de desobstrução das estradas.

O responsável apontou mais esclarecimentos para a manhã de sábado.

Loading...

Cerca das 18:00, a Estação Meteorológica registou 161 milímetros de precipitação no Porto Moniz, 115,7 milímetros no Pico do Arieiro, 90 milímetros em Santana, 76 no Pico Alto, 40 milímetros no Funchal e 39 milímetros em Porto Moniz.

A previsões meteorológicas apontam para uma melhoria do estado do tempo a partir desta sexta-feira à noite.

A SIC Notícias falou com o climatologista Mário Marques sobre a orografia da ilha.

Loading...