A Jornada Mundial da Juventude 2023, que se realiza em Lisboa, já tem um hino. Foi divulgado mundialmente esta quarta-feira.
O hino tem letra do padre João Paulo Vaz, e música de Pedro Ferreira, professor e músico, ambos da diocese de Coimbra. Foi gravado em duas versões: em português e na versão internacional, em inglês, espanhol, francês e italiano.
A inspiração foi o próprio lema do encontro: "Maria levantou-se e partiu apressadamente". Um lema definido pelo Papa Francisco e que é inspirado na passagem do Evangelho de São Luca.
Segundo a organização da jornada, ao cantar este hino, os jovens de todo o mundo são convidados a identificarem-se com Maria, dispondo-se ao serviço, à missão e à transformação desse mesmo mundo. A letra evoca, também, a festa das Jornadas Mundiais da Juventude e a alegria centrada na relação com Deus.
O encontro, que estava inicialmente previsto para acontecer em 2022, foi adiado um ano. Vai decorrer em agosto de 2023 nos terrenos do Parque das Nações, em Lisboa, junto ao rio Tejo.