País

Madeira pode ser atingida pelas cinzas do vulcão Cumbre Vieja

Vulcão Cumbre Vieja em erupção
Vulcão Cumbre Vieja em erupção
BORJA SUAREZ
IPMA prevê ventos de norte para os próximos dias.

A ilha da Madeira pode vir a ser atingida pelas cinzas do vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, nas Canárias.

O alerta é do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) que prevê para os próximos dias vento de norte, que podem arrastar "cinzas vulcânicas e outros compostos químicos, como CO2 ou dióxido de enxofre" até ao arquipélago da Madeira.

Em comunicado, o IPMA diz ainda "que o impacto previsto não deverá corresponder a uma situação crítica".

As autoridades espanholas já recomendaram a suspensão de todos os voos para La Palma precisamente devido às cinzas vulcânicas.

CUMBRE VIEJA DE LA PALMA É UM DOS COMPLEXOS VULCÂNICOS MAIS ATIVOS DAS CANÁRIAS

O Cumbre Vieja de La Palma é um dos complexos vulcânicos mais ativos das ilhas Canárias, sendo o responsável por duas das três últimas erupções nas ilhas, o vulcão San Juan (1949) e o Teneguía (1971).

Desde o início da semana a ilha encontrava-se em alerta amarelo devido ao risco de erupção vulcânica na zona (nível 2 de 4).

Loading...

Desde que há registos históricos - desde a conquista das Canárias no século XV - La Palma foi cenário de sete das 16 erupções vulcânicas registadas no arquipélago.

La Palma, com 85 mil habitantes, é uma das oito ilhas do arquipélago das Canárias. No seu ponto mais próximo com África dista 100 quilómetros de Marrocos.

A ilha espanhola encontra-se a 460 quilómetros da ilha portuguesa da Madeira e 1.428 quilómetros da ilha do Sal (Cabo Verde).

A anterior erupção em La Palma ocorreu em 1971, em Teneguía, no sul da ilha, e durou 24 dias.

Veja também:

Últimas Notícias
Mais Vistos