País

Região da Bairrada triplica produção de kiwi amarelo

Eurico Bastos

Eurico Bastos

Repórter de Imagem

Variedade mais doce do que o kiwi verde é uma aposta da Kiwicoop.

A região da Bairrada vai triplicar a produção de kiwi amarelo, mais doce do que o kiwi verde. É uma nova aposta da Cooperativa Frutícola Da Bairrada que tem incentivado jovens agricultores a produzirem esta variedade de fruto.

Cortado às rodelas. Por dentro é todo amarelo. Por fora, no Pomar, é semelhante ao conhecido kiwi verde. Nídia apostou no kiwi amarelo em 2018. Dois anos depois, fez a primeira colheita: 2 mil quilos.

Este ano, em apenas dois dias de colheita, vai apanhar perto de 12 toneladas. O dia da colheita é marcado pela cooperativa, depois de avaliados vários parâmetros do amadurecimento do fruto.

O kiwi amarelo segue do pomar, em Águeda, para a cooperativa, em Oliveira do Bairro. A kiwicoop tem, para já, 36 produtores de kiwi amarelo, 40 hectares de terrenos de cultivo desta variedade. 70% desta produção está na região da Bairrada. Números que deverão multiplicar-se nos próximos anos.

No mercado, o kiwi amarelo estará à venda por 3 a 5 euros. O produtor recebe 2 a 3 euros por quilo.

Este ano, a Kiwicoop vai triplicar a produção de kiwi amarelo. Passa de 30 para quase 100 toneladas. Os mercados que vão recebê-lo estão no Brasil, Espanha e França.