País

Megaoperação "White Ghost": esquema de fraudes terá rendido mais de 500.000 euros

Criminosos recorriam a plataformas como o MB Way e o MB Phone.

A Poícia Judiciária deteve 11 suspeitos de fraudes organizadas recorrendo a plataformas como MB Way e o MB Phone. A megaoperação decorreu esta terça-feira em todo o país.

A operação batizada "White Ghost" decorreu nas zonas de Lisboa, Porto e Albufeira. No combate ao esquema de fraude organizada com recurso ao MbWay e ao MbPhone e manipulação de comprovativos de transferência estiveram 130 inspetores.

Ao todo foram realizadas 35 buscas domiciliária e detidas 11 pessoas, 9 mulheres e dois homens.

Os suspeitos cometeram alegadamente crimes de burla informática agravada, falsidade informática, acesso ilegítimo e branqueamento.

Foram apreendidos vários objetos e a Polícia Judiciária calcula que as fraudes possam ter rendido mais de 500.000 euros.

As diversas participações pelas comarcas do país foram reunidas pela polícia e conduziram a uma investigação de um esquema reiterado e organizado. As várias ações criminosas deram origem a 77 inquéritos e lesaram cerca de 100 pessoas.

A investigação foi da responsabilidade da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica, que vai prosseguir para apurar a extensão das ligações criminosas do grupo.

Os detidos serão presentes a primeiro interrogatório judicial para aplicação da medida de coação.

VEJA TAMBÉM:

  • O planeta em que todos vivemos

    Futuro Hoje

    O Planeta Lourenço terá que ser ainda mais simples e eficaz na mensagem. É um risco. Frequentemente, quando me mostram aparelhos ou programas as coisas falham, é o que chamo de síndrome da demonstração. Mas isto acontece na vida real, é assim que vamos fazer.

    Opinião

    Lourenço Medeiros