Sobre o Conselho Nacional, Luís Marques Mendes diz que a derrota de Rui Rio é um mau sinal para as eleições diretas.
"É a segunda vez que isto acontece em Conselho Nacional. Obviamente que é um mau sinal para Rui Rio. Normalmente os líderes não pedem. Rui Rio perdeu duas vezes em poucas semanas", afirmou, no Jornal da Noite da SIC.
Diretas no PSD marcadas para 27 de novembro
As eleições diretas do PSD estão marcadas para dia 27 deste mês. Rui Rio saiu derrotado do Conselho Nacional. Além de ter proposto que as diretas fossem uma semana antes, tentou também que o voto fosse alargado a todos os militantes do partido.
O Conselho Nacional aprovou este sábado a marcação de eleições diretas para escolher o próximo presidente do PSD para 27 de novembro e o Congresso entre 17 e 19 de dezembro.
Esta proposta foi a defendida pelo candidato à liderança Paulo Rangel e teve 76 votos a favor, 28 contra e 18 abstenções.
A proposta de Rangel mantém o regulamento de quotas em vigor, segundo a qual só poderão votar os militantes com as quotas em dia, e fixa uma eventual segunda volta em 1 de dezembro.
Durante a tarde, a candidatura de Paulo Rangel chegou a admitir uma antecipação ainda maior da reunião magna para entre 3 e 5 de dezembro, mas a proposta final a votos acabou por voltar ao requerimento inicial de Congresso para os dias 17, 18 e 19 de dezembro.