País

Abusos sexuais na Igreja: “O Papa Francisco já não podia com a vergonha”

O padre e jornalista Manuel Vilas-Boas diz que a decisão de criar comissões para investigar abusos chega tarde.

Loading...

A Conferência Episcopal Portuguesa vai criar uma nova comissão para investigar os abusos sexuais de menores cometidos por membros da Igreja. O padre e jornalista Manuel Vilas-Boas diz que a decisão chega tarde.

“O Papa Francisco já não podia com a vergonha que toda a Igreja propiciava através desta pandemia de abusos sexuais e sobretudo a menores. A Igreja tomou conta desta realidade muito tarde”, afirmou, em entrevista à SIC Notícias.

“Agora com esta insistência, com a denúncia destas situações e sobretudo com a capacidade de regenerar a idoneidade das vítimas, é necessário que a Igreja não tape o sol com a peneira”, concluiu.

Conferência Episcopal Portuguesa aprova criação de comissão nacional para investigar abusos sexuais

Os bispos católicos portugueses aprovaram por unanimidade, na Assembleia Plenária da Conferência Episcopal, a criação de uma comissão nacional independente para investigar os abusos sexuais de menores cometidos por membros da igreja.

Esta comissão será uma espécie de "task-force" para a prevenção dos abusos sexuais de menores no seio da Igreja Católica, constituída por um conjunto de pessoas leigas e "algumas não católicas. O objetivo será orientar e supervisionar as 21 organizações diocesanas criadas em 2019.

VEJA TAMBÉM: