A Direção-geral da Saúde (DGS) informa que foram realizados "cerca de 77 mil pedidos online para a vacinação" contra a covid-19 de crianças entre os nove e os 11 anos. Estas vacinas serão dadas nos próximos dois dias, marcando o arranque da vacinação em crianças.
O autoagendamento "esteve disponível desde segunda-feira, dia 13, no Portal de Agendamento Online para vacinação" e, excecionalmente, sublinha a DGS, "até à manhã do dia de hoje".
"O portal, normalmente, permite agendamentos com um intervalo mínimo de sete dias entre a data do agendamento e aquela para a qual se pretende agendar, tendo em conta que é necessário avaliar a elegibilidade dos utentes, enviar uma hora de agendamento e dar prazo para a resposta do utente. Sempre que possível são ainda convocados telefonicamente os utentes que não respondem ao SMS", esclarece.
As crianças com comorbilidades têm prioridade para serem vacinadas com a versão pediátrica da vacina da farmacêutica Pfizer, independentemente da idade, desde que tenham prescrição médica, bastando que se se dirijam aos centros para receberem a vacina contra o SARS-CoV-2.
O CALENDÁRIO DA VACINAÇÃO:
- Dias 18 e 19 de dezembro, crianças entre os 11 e os 10 anos;
- De 6 a 9 de janeiro: crianças entre os 9 e os 7 anos;
- A 15 e 16 de janeiro: crianças entre os 6 e 7 anos;
- A 22 e 23 de janeiro: crianças com 5 anos.
Saiba mais
- Covid-19: António Costa apela à vacinação das crianças entre os 5 e os 11 anos
- Fechou autoagendamento para vacinar crianças de 11 e 10 anos
- Covid-19: vacinação de crianças pode mudar protocolos de prevenção nas escolas
- "Vamos entrar no período de maior stress do ano", avisa a diretora-geral da Saúde