Mantendo a tradição, o Presidente da República associou-se à campanha "10 Milhões de Estrelas - Um Gesto pela Paz". A cerimónia decorreu esta tarde de sexta-feira, véspera de Natal, no Palácio de Belém.
Com a presença da presidente da instituição, Rita Valadas, e com a apresentação, por uma delegação do Corpo Nacional de Escutas, da "Luz da paz de Belém", o Presidente Marcelo recebeu a vela da Cáritas Portuguesa, que simboliza um gesto de esperança, amor, solidariedade e preocupação com os que mais sofrem.
A Cáritas representa "muitas, muitas instituições" que "têm tido um papel fundamental nestes tempos difíceis", afirmou o chefe de Estado, deixando o seu agradecimento por essas ações contra a pobreza e as desigualdades e apontando que sem essa rede "era difícil" ao Estado e às autarquias ajudar quem precisa.
Depois foi a vez de receber representantes do Corpo Nacional de Escutas, que desejaram um santo e feliz natal e partilharam a luz de uma vela, que percorreu 400 quilómetros desde Vila Real até Setúbal.
Marcelo defendeu que Portugal precisa do "espírito de serviço" dos escuteiros e, em troca, comprometeu-se a estar presente nas comemorações do centenário do Corpo Nacional de Escutas, e apontou que quando deixar Belém quer voltar a dedicar-se ao voluntariado, com a missão de formar jovens.
Saiba mais
- Pouco repouso após cirurgia? "Exagerei, exagerei", admite Marcelo
- Este é "o momento" para substituir o Chefe do Estado-Maior da Armada
- "Tranquilidade institucional": Costa lembra o passado, Marcelo já olha para o futuro
- Eleições legislativas e o pedido (especial) do Presidente Marcelo aos portugueses
- Situação atual é muito menos grave do que há um ano, insiste Presidente Marcelo
- Marcelo pede atenção à saúde mental e aos socialmente mais vulneráveis
- Presidente da República concede cinco indultos