A PSP deteve seis pessoas no âmbito de uma ação da Railpol – a associação internacional de polícias europeias responsável pela segurança dos transportes ferroviários – que decorreu esta terça e quarta-feira. A operação “Active Shield” tem como objetivo combater a “criminalidade em geral no espaço da União Europeia, com especial incidência na luta contra a imigração ilegal”.
Entre os seis detidos, dois não tinham habilitação legal para conduzir, outros dois eram alvo de um mandado judicial de detenção, um conduzia sob o efeito de álcool e um incorria no tráfico de estupefacientes.
“Neste contexto, a PSP realizou várias operações de prevenção e combate à criminalidade praticada nos transportes ferroviários, estações de comboio e suas imediações, com especial incidência na visibilidade e proximidade junto dos passageiros, bem como ações de prevenção e fiscalização rodoviária“, avança esta força de autoridade num comunicado.
Na operação foram fiscalizados 245 comboios e 29 bagagens em 90 estações. Foram ainda abordadas 422 viaturas, tendo sido elaborados um total de 35 autos de contraordenação.
