O fenómeno que cobriu o céu com um tom alaranjado está de volta. Já a partir desta quinta-feira e durante os próximos dois dias, um novo “episódio de poeiras” vai passar por Portugal Continental. Mas, explica o IPMA, a concentração será “muito inferior” à da semana passada e a chuva vai dar uma ajuda.
“Está previsto a ocorrência de um episódio de poeiras sobre Portugal Continental, que poderá será mais notório entre o final de dia 24 e o início de dia 26 de março“, lê-se no comunicado emitido esta quinta-feira pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A concentração de poeiras prevista será, porém, “muito inferior à ocorrida na semana passada, podendo ser caracterizada como um episódio normal, com intensidade semelhante aos que ocorrem com alguma frequência sobre os céus da Península Ibérica“.
O IPMA refere ainda que “os aguaceiros previstos para os próximos dias irão ajudar a reduzir a concentração de poeiras junto à superfície, tornando este episódio pouco visível em diversas zonas do país“.
A que se deve este novo fenómeno
Segundo o IPMA, a passagem desta poeiras “é promovida pela circulação em altitude, em que temos um fluxo do norte de África originado por uma depressão localizada a sudoeste do território do Continente”.
A depressão irá deslocar-se progressivamente para leste, levando à alteração do padrão de circulação, de tal forma que no dia 26 de março a concentração de poeiras será já muito baixa e poder-se-á considerar este episódio concluído.
Saiba mais
- Poeiras: satélites detetam degradação da qualidade do ar em Portugal, Espanha e França
- Os conselhos da Sociedade de Pneumologia para doentes asmáticos
- Partículas no ar em Évora ultrapassam em oito vezes limite recomendado
- Fenómeno “extraordinário”: as imagens da neblina de pó do Saara na Península Ibérica
- DGS alerta para fraca qualidade do ar: saiba que cuidados deve ter nos próximos dias