País

Limpeza de terrenos: “É muito difícil cumprir os prazos”, diz autarca de Albergaria-a-Velha

16.05.2022 14:27

DR

Concelho começou a limpar faixas de gestão de combustível na semana passada e sabe que é impossível terminar dentro dos prazos determinados pela lei.

Telhadela é das primeiras freguesias de Albergaria-a-Velha a receber as máquinas. O trabalho nas faixas de gestão de combustível é responsabilidade da autarquia, que aponta várias críticas à forma como é gerido o processo de limpeza da floresta.

O concurso público até abriu mais cedo que o habitual. Mesmo assim, não foi fácil encontrar empresas disponíveis para executar o trabalho.

Os trabalhos começaram há uma semana no concelho de Albergaria-a-Velha e já todos dão como certo que vão terminar fora do prazo determinado por lei.

As autarquias têm de garantir a limpeza da faixa de dez metros, junto às estradas, mesmo quando os terrenos são privados. Mais uma crítica, os proprietários sentem-se prejudicados. Na maioria dos casos, limpam, mas os detritos ficam. Outra crítica da autarquia de Albergaria-a-Velha, que junto com outros 10 concelhos do distrito de Aveiro está há anos a tentar licenciar uma central de biomassa, que aproveite os sobrantes da limpeza das florestas.

Últimas Notícias