Luís Montenegro diz que o PSD não tem ainda uma posição sobre o novo aeroporto. O líder do partido vai reunir-se com o primeiro-ministro para discutir o tema, mas a reunião ainda não está marcada.
O líder dos sociais-democratas vai exigir uma avaliação ambiental estratégica de todas as localizações que têm sido discutidas.
A preferência do anterior Governo do PSD era a solução que mantinha a Portela como aeroporto principal e o Montijo como complementar. Montenegro não descarta a possibilidade, mas não quer avançar já com uma decisão.
"Nós não temos uma posição tomada e fechada e, como eu anunciei no congresso do partido, eu vou em primeira mão informar o Sr. primeiro-ministro sobre a nossa posição, as nossas decisões, o enquadramento que damos a esta questão", disse.
Há precisamente uma semana, o ministro das Infraestruturas anunciou que a nova solução aeroportuária para Lisboa passaria pelo Montijo e por Alcochete. Mas, no dia seguinte, o primeiro-ministro mandou revogar o despacho.
"Bagunça que reina dentro do Governo com um episódio que não pode ser esquecido. O Governo não tem o direito ao esquecimento naquilo que é o fundamental da sua ação política, que é a credibilidade e autoridade do primeiro-ministro e essa está ferida de morte depois de ter havido uma briga, uma bulha, tão grande entre o núcleo político do Governo de Pedro Nuno Santos e o primeiro-ministro", disse Montenegro.
Pedro Nuno Santos garantiu que quer reconstruir relação de confiança com António Costa e, desde essa declaração, no final da semana passada, tem mantido o silêncio sobre o assunto.