País

Setor do turismo em Portugal continua abaixo dos valores pré-pandemia

Instituto Nacional de Estatística revelou esta quinta-feira os números do Turismo em Portugal em 2021.

Loading...

O Turismo em Portugal está a recuperar, mas ainda se mantém abaixo dos valores pré-pandemia. Os dados foram esta quinta-feira divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), que revelou esta quinta-feira os números do Turismo em Portugal em 2021, apesar de o setor estar em crescimento em relação a 2020, ainda não alcançou os valores de 2019, período anterior à pandemia.

O turismo por parte de quem não vive em território nacional aumentou quase 50%. Mas os mais de 9 milhões de não residentes que passaram pelo país ainda estão longe dos mais de 24 milhões que deram entrada em 2019.

Neste capítulo, os turistas vindos de Espanha permanecem como principais clientes - têm cerca de 30% da quota nacional -, destacando-se também os turistas franceses e os que chegam do Reino Unido.

No final de julho do ano passado estavam em atividade e com movimento de hóspedes cerca de 6.500 estabelecimentos, incluindo hotéis, alojamentos locais com dez ou mais camas, parques de campismo ou pousadas da juventude. No total, foram registados 16 milhões de hóspedes, que se traduziram em mais de 40 milhões de dormidas.

Cerca de 53% vivem em Portugal, os restantes 47% ingressaram a partir do estrangeiro.

A estadia média rondou as duas-três noites e os proveitos totais dos alojamentos turísticos superaram os dois mil milhões de euros, mas todas as regiões do país perderam visitantes face a 2019, destacando-se a Área Metropolitana de Lisboa e o Algarve.

Em 2021, quase metade da população residente em Portugal fez pelo menos uma viagem turística. As viagens dos residentes estão a
aumentar, mas ainda se mantêm abaixo do que se registava antes da pandemia.