País

Incêndios: “Circunstâncias vão agravar-se ainda mais nos próximos dias”

Secretária de Estado recorda que Portugal está em situação de alerta.

Loading...

A secretária de Estado da administração Interna afirmou, em entrevista à SIC Notícias, que Portugal está a enfrentar um dos “momentos mais complexos” do ponto de vista meteorológico em Portugal e que nos próximos dias a situação deve piorar.

“Informações que temos dizem-nos que, provavelmente, as circunstâncias vão ainda agravar-se mais nos próximos dias”, revelou Patrícia Gaspar.

A governante deixou um apelo à cidadania dos portugueses, relembrando que o país está em situação de alerta e que “qualquer espécie de fogo junto dos espaços florestais é crime e punível”.

Portugal está em situação de desde a meia-noite de sexta-feira e até ao dia 15 de julho.

Já este sábado, o primeiro-ministro, António Costa, alertou que o fim de semana que agora começa é de "alto risco" para os incêndios, apelando aos portugueses para não fazerem fogo ou usarem máquinas.

A partir de domingo mais seis distritos vão entrar em alerta laranja. A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alerta para "um agravamento da situação". Na sexta-feira foi registado o número máximo de incêndios deflagrados este ano, com 121 ignições.