No Hospital de Penafiel, os profissionais descrevem um cenário caótico na urgência. Cerca de 60 doentes estão internados nos corredores do serviço por falta de vagas no internamento. A administração fala numa procura anormal para esta época do ano.
As imagens feitas esta terça-feira mostram um serviço sobrelotado, com dezenas de doentes internados na urgência do Hospital Padre Américo, em Penafiel à espera de vaga no internamento.
Perante um cenário que se repete, os profissionais de saúde que trabalham na urgência manifestaram-se para pedir uma solução definitiva.
Defendem que o serviço tem um problema crónico e garantem que está em causa a segurança, higiene e privacidade do doente.
O que diz a administração
Em resposta à SIC, a administração do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa não revela quantos doentes estão internados na urgência. Confirma apenas que há um número elevado a aguardar cama. Justifica esta situação com uma procura anormal para esta época do ano, associada às elevadas temperaturas.
Sublinha que os hospitais privados com quem tem protocolo não têm conseguido disponibilizar as camas necessárias e que tem havido dificuldades na transferência de doentes porque as corporações de bombeiros estão nos incêndios e não têm equipas disponíveis.
Acrescenta ainda que uma avaria num equipamento de ressonância magnética não permitiu dar alta a alguns doentes.