País

Ordem dos Médicos do Centro alerta para escalas incompletas em serviços da urgência de Aveiro

Medicina Interna e Cirurgia com falta de especialistas ainda mais grave que na obstetrícia e ginecologia.

Loading...

A Ordem dos Médicos do Centro denuncia problemas graves na urgência do Hospital de Aveiro. Além dos serviços de obstetrícia e ginecologia, há falta de pessoal na Medicina Interna, que pode por em causa os cuidados aos doentes. Dezenas de médicos do distrito estiveram ontem reunidos para analisar os problemas.

A falta de especialistas na urgência de obstetrícia e ginecologia do Hospital de Aveiro obrigou a fechar o atendimento em vários turnos do mês de julho. Mas há outros serviços, na urgência, que preocupam ainda mais os médicos.

Estas e outras preocupações foram relatadas à secção regional do Centro da Ordem dos Médicos, numa reunião fechada que decorreu nesta terça-feira à noite.

Cerca de 50 médicos que prestam serviço no Centro Hospitalar e no Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga apontaram a falta de recursos humanos como o maior entrave à prestação de cuidados de qualidade aos utentes do distrito.

A Ordem dos Médicos do Centro vai fazer um relatório com os vários problemas do distrito e algumas propostas de resolução.

Vai levá-los ao Conselho de administração do Hospital de Aveiro, à ARS do Centro e ao Ministério da Saúde. Também os utentes, preocupados, vão manifestar-se em defesa do SNS.

Para o final da tarde desta quarta-feira, está marcada uma concentração de utentes, junto ao Hospital de Aveiro.