País

Discos externos de Rui Pinto consultados pelas autoridades francesas

Loading...

Investigadores tentam obter provas sobre clubes de futebol franceses. 

Os discos externos de Rui Pinto foram consultados pelas autoridades francesas. Os investigadores estiveram em Portugal à procura de informações sobre negócios do futebol.

Munidos de pelo menos seis computadores, o procurador e os polícias franceses estiveram durante dois dias numa das salas do Departamento Central de Investigação e Ação Penal.

Ao lado de uma procuradora portuguesa e de Rui Pinto, consultaram, durante horas, o conteúdo dos 12 discos externos apreendidos há três anos na Hungria ao principal arguido do processo Football Leaks.

A consulta do material informático revelada pela Visão e confirmada pela SIC aconteceu a 14 e a 15 de julho. O objetivo foi detetar informação relevante sobre suspeitas de fraude fiscal e de branqueamento de capitais no mundo do futebol francês.

Há pelo menos dois anos que França pedia o acesso aos discos. que na verdade já tinha copiado ainda na Hungria à revelia da justiça europeia.

A análise ao material informático acontece agora ao abrigo da chamada Decisão Europeia de Investigação, um regime jurídico que permite que o Ministério Público de um Estado-membro da União Europeia faça determinada diligência de investigação noutro Estado-membro.

Ao que a SIC apurou, Rui Pinto pode vir a ser chamado a França como testemunha em investigações ligadas ao futebol.

Em Portugal, está ainda a ser julgado por 90 crimes. Deverá ser ouvido em tribunal em setembro, dois anos depois do início do julgamento.

Últimas Notícias