País

Problemas no SNS? Culpa é de decisões nos anos 80, diz Marta Temido

Loading...
Ministra diz que falta de médicos não é resultado de uma escolha “de hoje, de ontem ou do ano passado”.

A ministra da Saúde justificou esta quinta-feira a falta de médicos no SNS com decisões tomadas nos anos 80. Marta Temido disse ainda que o Governo está a trabalhar para que, no futuro, a situação não se repita.

A governante afirmou que o número de médicos “desadequado” não é resultado de uma escolha “de hoje, de ontem ou do ano passado”.

“É de uma escolha feita há várias décadas, nos anos 80, quando o acesso aos cursos de medicina estava altamente limitado, o que levou a que tivéssemos agora, durante alguns anos, o reflexo dessa escolha”.

Temido terminou dizendo que o Governo está a trabalhar para que, no futuro, esta situação “possa não onerar novamente o país”.

Recorde-se que as urgências de obstetrícia de todo o país têm sofrido constangimentos. A crise das escalas de verão levou o Governo a criar um novo regime remuneratório para os médicos que fazem urgências. O diploma entrou em vigor há cerca de um mês e permite aos hospitais pagar mais aos médicos do quadro pelas horas extraordinárias.

Últimas Notícias
Mais Vistos