País

Incêndios da Serra da Estrela causaram milhões de euros de prejuízo

Loading...
No caso específico de Videmonte, o fogo destruiu toda a floresta e afastou os turistas.

Os prejuízos provocados pelos incêndios da Serra da Estrela ainda estão a ser estão avaliados, mas as estimativas apontam para perdas de milhões de euros. No caso de Videmonte, no concelho da Guarda, o fogo destruiu a floresta e afastou os turistas.

A Serra da Estrela foi este verão palco de um dos episódios mais negros vividos em Portugal este ano. A região foi afetada por incêndios de grandes dimensões que atingiram cerca de 25% da área total. Passado quase um mês do último grande incêndio, é hora de fazer contas aos estragos, e segundo o presidente da Câmara da Guarda, só em Videmonte, ultrapassam um milhão de euros, apenas contabilizando habitações.

Já o presidente da Junta de Freguesia da localidade aponta para prejuízos no valor de três milhões de euros, valor que corresponde apenas a 10 pessoas. Para além da destruição, as chamas também afastaram os turistas que atualmente, não procuram a região para passar férias. A praia fluvial de Videmonte está praticamente deserta, assim como os alojamentos locais e os restaurantes.

Sérgio Costa, presidente da Câmara da Guarda, afirma que é essencial auxiliar aqueles que sofreram com os incêndio através do plano de revitalização anunciado pelo Governo que pode chegar aos 200 milhões de euros em apoios.

Últimas Notícias
Mais Vistos