País

Manuel Pizarro "conhece os problemas da saúde e tem peso político"

Loading...
Bastonário da Ordem dos Médicos espera que o novo ministro da Saúde tenha margem para resolver as questões fundamentais do SNS.

Manuel Pizarro é o novo ministro da Saúde. Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos, enaltece o conhecimento que o novo ministro tem sobre o sistema de saúde em Portugal e o “peso político para defender a saúde”. No entanto, afirma que é necessário mudar o plano definido pelo Governo para o Serviço Nacional de Saúde (SNS)

Acho que é uma escolha sensata da parte do primeiro-ministro”, disse o bastonário em entrevista à SIC Notícias. “É um homem que tecnicamente é bom, conhece bem a saúde, conhece os problemas e tem peso político para de facto defender a saúde no conselho de ministros que é isso que ele vai ter de fazer.

Miguel Guimarães afirma ainda que o novo ministro da Saúde “é um bom gestor de capital humano, isto é, consegue estabelecer uma boa relação com os profissionais de saúde, o que também ajuda a que se consigam fazer coisas diferentes e mais do que tem sido feito”.

Fazer coisas diferente” é uma das notas que o bastonário reforça: “O primeiro-ministro, quando aceitou a demissão da senhora ministra da saúde, fez questão de realçar que o programa da saúde é aquele que está definido por ele e que está no programa do Governo. Se assim for, vai ser difícil porque existem algumas questões que são fundamentais resolver”.

Entre os problemas citados por Miguel Guimarães está a falta de profissionais de saúde no SNS: “É preciso dar condições ao novo ministro de Saúde para que possa fazer a revisão da carreira médica, possa valorizar o trabalho dos médicos e dos outros profissionais, possa implementar um novo modelo de gestão no SNS que seja mais eficiente. Porque se ficarmos a fazer o que foi feito nos últimos anos, é óbvio que não vamos alterar grande coisa."

Apesar de elogiar a escolha do novo ministro da Saúde, o bastonário prefere esperar para “ver qual a relação que vai ser estabelecida” entre Manuel Pizarro e António Costa “no sentido de fazerem alterações” ao SNS.

Últimas Notícias
Mais Vistos