País

Manuel Pizarro é o novo ministro da Saúde

Manuel Pizarro é o novo ministro da Saúde
Tomada de posse acontece este sábado.

Manuel Pizarro vai suceder a Marta Temido na liderança do Ministério da Saúde. A confirmação foi dada através da publicação de uma nota no site da Presidência da República.

“Na sequência da proposta do Primeiro-Ministro, o Presidente da República conferirá posse amanhã, sábado 10/9, ao novo Ministro da Saúde, Dr. Manuel Francisco Pizarro de Sampaio e Castro, pelas 18h00, no Palácio de Belém”, lê-se no comunicado.

Manuel Pizarro foi secretário de Estado da Saúde no segundo Executivo liderado por José Sócrates, tendo como ministra Ana Jorge.

No plano político, Manuel Pizarro foi por duas vezes candidato derrotado a presidente da Câmara do Porto e é o líder da Federação do Porto do PS e foi nono na lista de candidatos a eurodeputados socialistas nas últimas eleições para o Parlamento Europeu.

Manuel Pizarro nasceu em 1964, em Coimbra, mas residiu sempre no Porto, cidade em que foi médico no Centro Hospitalar e Universitário de São João e diretor clínico do Hospital da Ordem da Trindade.

Foi deputado do PS na Assembleia da República (2005-2013), tendo integrado a Comissão Parlamentar de Saúde. Entre 2013 e 2021, assumiu o cargo de vereador da Câmara Municipal do Porto.

Mais recentemente, substituiu Carlos Zorrinho na liderança dos deputados do PS no Parlamento Europeu.

SAÍDA DE MARTA TEMIDO

Marta Temido, de 48 anos, pediu a demissão de ministra da Saúde no passado dia 30 de agosto, mas António Costa pediu-lhe para se manter em funções mais algumas semanas até concluir a aprovação do diploma que regulamenta o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Esse diploma foi aprovado em Conselho de Ministros e apresentado pela própria Marta Temido na quinta-feira.

Natural de Coimbra, Marta Temido é ministra da Saúde desde outubro de 2018, altura em que substituiu nessas funções Adalberto Campos Fernandes.

Últimas Notícias
Mais Vistos