País

Cavaco coloca autoridade de Costa em causa por não ter demitido Pedro Nuno Santos

Loading...

O antigo Presidente da República escreveu num artigo publicado no jornal Público a sua opinião sobre o atual Governo.

O antigo Presidente da República publicou esta sexta-feira um artigo de opinião, no jornal Público, em que fala de um governo numa situação de imobilismo. Cavaco Silva diz que o primeiro-ministro deveria ter demitido Pedro Nuno Santos.

No início de abril, Aníbal Cavaco Silva dava o benefício da dúvida ao Governo de António Costa e prometeu ter uma opinião formada seis meses após a tomada de posse do primeiro-ministro.

Cumpriu e esta sexta-feira publicou um artigo de opinião no jornal Público onde fala num imobilismo do primeiro-ministro e do governo "desarticulado e desorientado de ministros desgastados, sem rumo, sem ambição e vontade reformista, um governo à deriva navegando à vista".

O antigo Presidente da República considera urgente uma mudança de atitude e uma melhor capacidade de liderança de António Costa para controlar a agenda do Conselho de Ministros.

No artigo, ainda houve espaço para avaliar as atitudes dos ministros. No seu entender, o que tem marcado a vida do executivo são "os comportamentos politicamente reprováveis de alguns membros do Governo". Uma opinião que remete ao ministro Pedro Nuno Santos, que Cavaco Silva entende que deveria ser demitido.

"A gravidade da afronta política do ministro das Infraestruturas ao primeiro-ministro sobre a questão do novo aeroporto de Lisboa. Quem já exerceu essa função sabe que o primeiro-ministro não podia deixar de demitir o ministro. Ao não fazê-lo, evidenciou falta de força política pondo em causa a sua autoridade", escreveu.

Últimas Notícias