Paulo Baldaia, comentador SIC, afirma que "não faz sentido" Manuel Pizarro ter uma empresa de consultadoria na área que tutela. No entanto, deixa críticas à atuação do Governo.
"O Governo acha, quando lhe dá jeito, que o que conta é o que diz a lei e ponto final, como o caso da ministra da Coesão Territorial (...). Aí não conta a ética, conta o que diz a lei. Mas depois chegamos ao Ministro da Saúde e já é a lei que pode esperar um bocadinho".
O comentador da SIC alerta que, com a sucessão de casos, os "portugueses ficam com a ideia de que a maioria absoluta permite tudo".
"Duvido que estes casos existissem se não houvesse uma maioria absoluta e o PS estivesse dependente da geringonça". E, por isso, considera que o Governo tem de "fazer diferente para que as pessoas não se desiludam".
Paulo Baldaia lembra que as pessoas estão preocupadas com o nível de vida e a inflação e acrescenta:
"Se lhes acrescentarmos algo que parece um modo de atuar muito pouco profissional e democrático, que é 'a lei cumpre-se quando dá jeito, não se cumpre quando não dá jeito', isso depois leva sempre por maus caminhos e vemos partidos como o Chega que já pedem a demissão".
Manuel Pizarro vai dissolver empresa
O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, disse esta segunda-feira estar "ciente" da incompatibilidade do seu cargo no Governo com a gestão de uma empresa na área da saúde, salientando já ter iniciado "o processo de dissolução da mesma".
"Ciente de que o exercício de funções como ministro é incompatível com a integração em corpos sociais de pessoas coletivas de fins lucrativos, Manuel Pizarro, sócio-gerente da empresa "Manuel Pizarro - Consultadoria, Lda", iniciou o processo de dissolução da mesma, processo que não se encontra ainda concluído por ser necessário proceder à venda de um ativo da empresa, um imóvel de 38 m2 [metros quadrados], localizado no Porto", lê-se num comunicado enviado às redações.
Ministro da Saúde é casado com bastonária dos Nutricionistas
Manuel Pizarro é casado com Alexandra Bento, bastonária da Ordem dos Nutricionistas.
O ministro da Saúde diz que não há conflito de interesses por ser casado com a atual bastonária da Ordem dos Nutricionistas, dizendo que a tutela daquele organismo está delegada à secretária de Estado da Promoção da Saúde.