País

Demolição de casas em Almada: há famílias por realojar

Loading...

Moradores foram notificados há cerca de dois meses, mas há quem ainda não tenha para onde ir.

Quase uma dezena de famílias de um bairro da Trafaria, em Almada, pedem a paragem da demolição das casas enquanto não tiverem para onde ir. Há moradores que acusam a Câmara Municipal de não arranjar realojamento, algo que a autarquia desmente, defendendo que há soluções para todos os casos.

Adriano Kunzingami tem 33 anos e mora há 12 numa casa que, ainda hoje, será derrubada. Como faz teletrabalho garante que "é uma incerteza quanto a tudo (...) e agora trabalho onde? Fico sem trabalho e sem casa". Além de Adriano ficar sem casa, foi uma das pessoas do bairro a ficar fora do processo de realojamento da Camara Municipal de Almada.

Seis famílias do Segundo Torrão avançaram com uma providência cautelar urgente afim de suspender a demolição das casas enquanto não forem realojadas. A providência já foi aceite, mas não evitará a destruição das casas.

O advogado das famílias, Vasco Barata, assume que o "mais importante, neste caso, é a ação principal, que é pedir que as pessoas sejam integradas no processo de realojamento que a Câmara iniciou e que as excluiu indevidamente".

São cerca de 80 as habitações ilegais que, segundo a Câmara, são ilegais por estarem construídas sobre um canal de escoamento de águas. Fonte da Câmara de Almada garante à SIC que a maior parte das famílias elegíveis já tem solução e as restantes terão a situação resolvida entretanto, adiantando ainda que de fora do processo de realojamento ficam os casos que usam a casa no bairro como segunda habitação.

A mesma fonte diz que a Câmara tem em marcha a construção de 95 habitações para realojamento.

Alexandra Leal, fundadora da Associação Cova do Mar, sublinha que os moradores estão num “desespero global” e "há um sentimento de violência psicológica e emocional (...) porque é tudo muito em cima da hora".

O objetivo da Câmara é que estas casas sejam demolidas até quinta-feira.

Últimas Notícias