País

Governo garante que projeto da semana dos quatro dias na função pública está a ser trabalhado

Governo garante que projeto da semana dos quatro dias na função pública está a ser trabalhado
RODRIGO ANTUNES/ LUSA

Mariana Vieira da Silva adianta que alguns organismos públicos já demonstraram interesse em aderir à modalidade.

O Governo garante que o projeto da semana de quatro dias na função pública está a trabalhado. Em entrevista publicada esta segunda-feira no jornal Público, a ministra da Presidência avança que à semelhança do que está a ser preparado para o sector privado, o plano está a ser tratado para o setor público. Mariana Vieira da Silva adianta que há alguns organismos públicos que já demonstraram interesse em aderir a esta modalidade.


A ministra da Presidência considera que "há um trabalho transversal sobre a organização do tempo de trabalho que tem múltiplas dimensões, do teletrabalho à semana dos quatro dias, que me parece ser uma agenda fundamental para os próximos tempos e também negocial".

Mariana Vieira da Silva explica que os projetos-piloto que estão a ser estudados no sector privado têm paralelo no setor público e avança que este plano está a trabalhado com o Ministério do Trabalho.

"A nossa ambição é, a par do que vai acontecer no sector privado, também fazer um trabalho na administração pública com algumas diferenças, porque temos muitos serviços que não são compatíveis com esse tipo de organização do tempo de trabalho", refere a ministra, em entrevista ao Público.

Sobre os aumentos na função pública, a ministra garante que o governo "foi o mais longe possível para privilegiar os salários mais baixos" no próximo ano, acrescentado que só há margem para acelerar o ritmo de revisão da tabela remuneratória dos técnicos superiores e dos assistentes operacionais com mais anos de serviço.

Últimas Notícias
Mais Vistos