A futura linha ferroviária de alta velocidade que vai ligar Lisboa ao Porto não passa no Entroncamento. No entanto, a autarquia admite que a prioridade para o concelho não é o TGV mas sim uma nova estação.
Em terra de comboios, o TGV não passa. Conhecida pela forte ligação à ferrovia, é no Entroncamento que está guardada a locomotiva que fez a primeira viagem de comboio em Portugal, em 1856.
A notícia não preocupa a autarquia, que vê esta nova linha como uma oportunidade para descongestionar a já existente e permitir ligar o Entroncamento às restantes cidades com pontualidade.
Linha de alta velocidade: viagem Lisboa - Porto vai durar 1h15
À SIC, o autarca do Entroncamento admite que o importante para o concelho seria uma ligação Entroncamento-Leiria, passando por Fátima, para colmatar a carência de ligação ao litoral do país.
Mas o projeto maior pelo qual a cidade aguarda há mais tempo é uma nova estação ferroviária, uma vez que a atual não oferece as condições de segurança necessárias.
Numa cidade que se quer tornar num dos clusters nacionais na área de logística e manutenção ferroviária, o Entroncamento foca-se nos investimentos de milhões de euros que estão já a chegar ao concelho.