País

IL questiona Costa sobre esquadras chinesas, mas fica sem resposta

IL questiona Costa sobre esquadras chinesas, mas fica sem resposta
NurPhoto/Getty Imagens
ONG Safeguards Defenders afirma que existem três esquadras chinesas a funcionar em Portugal, cujo objetivo é repatriar cidadãos chineses.
Loading...

A ONG Safeguards Defenders afirma que existem três esquadras chinesas a funcionar em Portugal, cujo objetivo é repatriar cidadãos chineses. Num debate no Parlamento, esta quarta-feira, o Iniciativa Liberal questionou o Governo acerca dessa situação, mas António Costa ignorou a pergunta.

Esta questão já havia sido abordado por Cotrim de Figueiredo há algumas semanas. Agora, o líder do partido voltou a falar da existência de esquadras chineses em solo nacional, num debate no Parlamento.

O foco do Iniciativa Liberal é clarificar a situação exposta pela ONG Safeguards Defenders, que revelou a existência de 54 esquadras informais localizadas em todo o mundo, sendo que três delas se encontram em Portugal, mais concretamente em Lisboa, no Porto e na Madeira.

"Já todos os países suspenderam o acordo de extradição com Hong Kong depois da nova lei de segurança nacional, digna de um Estado policial. Já só falta Portugal […] O que é que falta para Portugal deixar de ser o único país da Europa ao lado da China?", questionou Bernardo Blanco, deputado do IL.

Estas infraestruturas controladas pelo Partido Comunista chinês têm o intuito de fazer regressar cidadãos chineses ao país.

Desta vez foi o deputado Bernardo Blanco a apontar o dedo ao Governo e a questionar António Costa sobre estas esquadras que alegadamente operam em território português. Mas, mais uma vez, o primeiro-ministro não respondeu e ignorou a questão.

Últimas Notícias