País

Enfermeiros e Governo voltam às negociações

Enfermeiros e Governo voltam às negociações
xavierarnau
Para tentar fechar acordo sobre carreiras

Sindicatos dos enfermeiros e Ministério da Saúde voltam esta quarta-feira à mesa das negociações, pela segunda vez numa semana, para tentarem chegar a acordo sobre os termos da reposição dos pontos para efeitos de progressão na carreira.

A ronda negocial desta quarta-feira é a segunda com a nova equipa do ministro Manuel Pizarro, depois de um primeiro encontro realizado em 26 de outubro que serviu para o Governo apresentar, em reuniões separadas, a sua proposta concreta às várias estruturas sindicais.

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses foi o primeiro a ser recebido pelo secretário de Estado Adjunto e saiu insatisfeito da reunião.

Loading...

Nestas negociações, que estiveram suspensas devido à demissão da anterior ministra da Saúde, Marta Temido, no final de agosto, está em causa a reposição dos pontos perdidos pelos enfermeiros aquando da transição para a nova carreira para efeitos de progressão.

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) saiu da reunião da última semana com a convicção de que o processo negocial está prestes a ser concluído, mas o Sindicato dos Enfermeiros (SE) mostrou-se menos otimista, alegando que a proposta do Governo divide "os enfermeiros mais e os menos qualificados".

Para o Sindicato Independente de Todos os Enfermeiros Unidos (SITEU) e para o Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (Sindepor), também a questão dos retroativos está a provocar um "impasse" neste processo e deverá estar em cima da mesa na reunião desta quarta-feira.

Loading...

Estas duas estruturais sindicais alegam que está em causa o descongelamento dos pontos a 1 de janeiro de 2018, mas o "ministério só quer dar os retroativos a 1 de janeiro de 2022".

Questionado na quinta-feira sobre esta matéria, o ministro Manuel Pizarro disse esperar conseguir chegar "a bom porto" no entendimento com os sindicatos, mas recordou que as negociações continuam hoje.

Últimas Notícias