País

Quem são os cinco elementos que vão apoiar Francisco Araújo na direção do SNS?

O Conselho de Gestão da Direção Executiva do SNS foi aprovado em Conselho de Ministros. Dos cinco elementos, três são mulheres. Saiba quem vai ajudar Fernando Aráujo.

Quem são os cinco elementos que vão apoiar Francisco Araújo na direção do SNS?
JOÃO RELVAS

Está composto e aprovado o Conselho de Gestão da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Em comunicado enviado pelo Ministério da Saúde às redações são revelados os cinco elementos que vão juntar-se a Fernando Araújo “na missão, atribuída à nova estrutura, de coordenar a resposta das várias unidades de saúde do SNS”.

“Foi aprovada a nomeação do conselho de gestão da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde. Por proposta do diretor executivo, e após parecer favorável da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP), o conselho de gestão será composto por Fátima Cristina Mira da Fonseca, Francisco Goiana Godinho da Silva, Maria Filomena Passos Teixeira Cardoso, Rita Gonçalves Moreira e Vítor Jaime Pereira Alves”, refere o comunicado do Conselho de Ministros.

A nova direção do SNS inicia funções “no primeiro dia útil do mês de dezembro”, tendo “o mandato (…) a duração de três anos" e podendo ser "renovável, até ao limite máximo de três renovações consecutivas, acompanhando o mandato do diretor executivo”.

Mais uma vez, o Governo sublinha que “com esta alteração orgânica, que marca um novo caminho nas mais de quatro décadas de história do Serviço Nacional de Saúde, pretende-se adaptar a capacidade de resposta às atuais necessidades, o que passa por assegurar um melhor funcionamento em rede e adaptar e otimizar a capacidade de resposta das várias instituições, traduzindo-se a nova dinâmica em mais e melhor acesso à saúde para todos os cidadãos, conforme compromisso assumido pelo XXIII Governo Constitucional”.

Quem são os cinco de Araújo?

Os cinco membros do Conselho de Gestão da Direção Executiva do SNS, e tal como a SIC avançou no início desta semana, são Fátima Fonseca, Jaime Alves, Francisco Goiana, Filomena Cardoso e Rita Moreira.

  • Fátima Fonseca, médica especialista em Medicina Geral e Familiar, foi vogal executiva com funções de diretora clínica para a área dos Cuidados de Saúde Primários da Unidade Local de Saúde do Alto Minho entre 2018 e 2022 e médica na mesma ULS e em várias estruturas da Administração Regional de Saúde do Norte e Centro.
  • Francisco Goiana, médico, foi Programe Manager – Strategic Partnerships Policy na Google – Youtube EMEA (2021 a 2022), consultor da Organização Mundial de Saúde (2019 a 2022) e técnico especialista do Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde (2015 a 2018).
  • Filomena Cardoso, enfermeira, integrou o Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário de São João como enfermeira diretora entre 2016 e 2022, foi vogal do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Norte (2009 a 2011) e enfermeira diretora da Maternidade Júlio Dinis (1998 a 2007).
  • Rita Moreira, gestora, foi vogal executiva do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário do Porto entre 2019 e 2022, vice-presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Norte (2016 a 2019) e assessora financeira do Centro Hospitalar do Porto (2012 a 2016).
  • Jaime Alves, jurista, foi vogal do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central entre 2019 e 2022, chefe do gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde (2015 a 2018) e desempenhou várias funções como técnico especialista, adjunto e chefe do gabinete no Ministério das Finanças.