País

Encontradas mortas mais de 70 aves em praia de Peniche

Loading...

Tordas-mergulheiras estavam a passar pela costa portuguesa em processo de migração.

Mais de 70 aves foram encontradas mortas na praia em Peniche. Desconfia-se que tenham sido apanhadas em redes de pesca, mas ainda não há uma explicação oficial.

Foram mais de sete dezenas as aves encontradas sem vida entre Peniche e a Foz do Arelho. São tordas-mergulheiras que estão a passar pela costa portuguesa em processo de migração.

“Parecem quase papagaios, são da família dos papagaios do mar, aqueles muito bonitos que há no norte da Europa, principalmente na Escócia. Essas aves geralmente estão no mar e só vão dar à costa, ou aos rochedos, para acasalar na altura do acasalamento”, refere Afonso Castanheira, presidente da associação Mestres do Oceano.

Algumas aves, ainda vivas, foram enviadas para o Centro de Reabilitação de Animais Marinhos, em Aveiro, mas acabaram por não resistir aos ferimentos.

Ainda não há uma explicação oficial, mas a associação Mestres do Oceano, que lançou o alerta, desconfia das redes de pesca de emalhar.

"Como vimos três ou quatro tordas que ainda tinham no corpo restos de fios de nylon, de redes de emalhar, que é um material transparente quase, elas não veem e quando fazem os seus mergulhos para apanhar as suas presas acabam por ficar presas nas redes e não têm possibilidade de escapar", revela Afonso Castanheira.

Para que situações semelhantes sejam evitadas, a Sociedade Portuguesa do Estudo das Aves está a desenvolver um projeto que consiste na colocação de pássaros falsos, à semelhança de espantalhos, nas embarcações de pesca.

Com esta medida espera-se que as aves não se aproximem demasiado dos barcos e não fiquem presas nas redes de pesca.

O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas disse à SIC que quatro aves foram enviadas para a Direção Geral de Alimentação e Veterinária e outros quatro para Aveiro.

Até ao momento ainda não se conhecem os resultados das necropsias.