País

João Galamba investigado em caso ligado aos negócios do hidrogénio e lítio

A Procuradoria-Geral da República confirma que a investigação prossegue e que não há arguidos.

Loading...

O novo ministro das Infraestruturas, João Galamba, está a ser investigado pelo caso ligado aos negócios do hidrogénio e do lítio.

Num curto comunicado, a Procuradoria-Geral da República (PGR) confirma que a investigação está a avançar, em segredo de justiça, e sem arguidos constituídos. Nenhum dos visados na investigação foi ouvido para já, o que mostra que o processo é absurdo e vazio, disse João Galamba ao Jornal Público.

Desde 2019 que a investigação está a analisar cada pormenor dos contratos feitos para a exploração de lítio em Montalegre e do megaprojeto do hidrogénio verde, em Sines.

Sobre Galamba e os antigos ministros, Matos Fernandes e Siza Vieira, recaem suspeitas de tráfico de influências e corrupção por alegados favorecimentos ao consórcio da EDP, GALP E REN, os responsáveis pela exploração do lítio e do hidrogénio. Contactado pela SIC, Matos Fernandes diz que até ao momento, nunca foi notificado de nada.

Ao que a SIC apurou, a investigação está a ser liderada por dois procuradores e não envolve a Polícia Judiciária. A equipa de magistrados foi criada estrategicamente para blindar a investigação e evitar as fugas de informação, já que envolve membros do Governo e o, agora, mais recente ministro de António Costa.

O assunto foi recuperado pela oposição, que o está a usar para justificar a nomeação de João Galamba como uma afronta à justiça.