A greve dos maquinistas da CP - Comboios de Portugal continua esta quarta-feira e vai durar até domingo. São, por isso, esperadas perturbações nos comboios.
A paralisação começou ontem e vai decorrer durante cinco dias ao trabalho suplementar, mas hoje e amanhã soma-se a isto uma greve total. Para estes dois dias, foram decretados serviços mínimos.
Mais de 100 comboios suprimidos até às 08:00
A CP suprimiu 125 das 245 ligações programadas entre as 00:00 e as 08:00 de hoje.
O presidente do Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses (SMAQ), António Domingues, disse, por sua vez, que a adesão à greve até às 08:00 era de 100% e que apenas estão a ser cumpridos os serviços mínimos.
No Grande Porto, Hélder Silva, do Sindicato dos Maquinistas, confirma também que a adesão à greve é de 100%. Só estarão a circular os comboios decretados pelo tribunal arbitral.
De acordo com o balanço feito pela CP à Lusa cerca das 08:30, estavam programados 245 comboios, foram efetuados 120 e suprimidos 125.
Para hoje e quinta-feira foram definidos serviços mínimos, que podem ser consultados no site da empresa, para serviços Alfa Pendular e Intercidades; Regional, InterRegional e Internacional; Comboios Urbanos do Porto e de Coimbra e Comboios Urbanos de Lisboa, destacou ainda.
Maquinistas exigem aumentos salariais
A paralisação convocada pelo Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses (SMAQ) tem como objetivo principal reclamar melhores condições de trabalho e aumentos salariais que cubram a inflação.
Na terça-feira de manhã, a circulação de comboios da CP decorreu sem perturbações.
A CP permitirá o reembolso, no valor total do bilhete adquirido, aos clientes que já tenham bilhetes adquiridos para viajar em comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Internacional, InterRegional e Regional, ou "a sua revalidação gratuita para outro comboio da mesma categoria e na mesma classe".
"O reembolso pode ser solicitado nas bilheteiras e em cp.pt através do preenchimento do formulário 'online', com o envio da digitalização do original do bilhete e indicação de Nome, Morada postal, IBAN e NIF, até dez dias após terminada a greve", destaca a empresa na nota de imprensa.
"A revalidação gratuita pode ser feita nas bilheteiras e em myCP na área "Os seus bilhetes" (para bilhetes adquiridos na bilheteira 'online' e App CP) até aos 30 minutos que antecedem a partida do comboio da estação de origem do cliente", acrescentou.
[Notícia atualizada às 09:39]