País

PGR confirma que Paulo Cafôfo está a ser investigado pelo Ministério Público

PGR confirma que Paulo Cafôfo está a ser investigado pelo Ministério Público
HOMEM GOUVEIA

Secretário de Estado e ex-presidente da Câmara Municipal do Funchal entre 2013 e 2019 investigado em inquérito sobre eventuais crimes de participação económica em negócio e corrupção.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou hoje à SIC a notícia de que Paulo Cafôfo, Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, está a ser investigado pelo Ministério Público.

“Na sequência de notícias vindas a público esta manhã, confirma-se apenas a existência de inquérito, dirigido pelo Ministério Público do Departamento de Investigação e Ação Penal Regional de Lisboa e no qual se investigam eventuais crimes de participação económica em negócio, corrupção ativa, corrupção passiva, tráfico de influências e abuso de poder relacionados com autarquias da Região Autónoma da Madeira. O mesmo encontra-se em investigação e sujeito a segredo de justiça. Não tem arguidos constituídos.”

Segundo a notícia de hoje do Correio da Manhã, a investigação diz respeito ao período em que foi presidente da Câmara do Funchal, entre 2013 e 2019, em que Paulo Cafôfo é suspeito de ter participado num alegado esquema de viciação da adjudicação de obras públicas a empresas privadas do setor da publicidade e da construção civil, como forma de financiar o PS Madeira.

Além do Funchal, as suspeitas envolvem também os municípios de Machico, Porto Moniz e Ponta do Sol. Em causa estarão crimes de corrupção, tráfico de influências, participação económica em negócio e abuso de poder.