O local foi cultivado por frades franciscanos há 400 anos. Agora, o Convento dos Capuchos, em Sintra, volta a ter hortas biológicas, mas desta vez cultivadas por habitantes. As inscrições já abriram.
A iniciativa recupera uma tradição que começou no século XVI, quando frades franciscanos utilizavam estas terras da Serra de Sintra para terem alimentos e alguns remédios naturais. Em 2023, a Parques de Sintra quer apostar na sensibilização ambiental e na produção biológica com práticas agrícolas tradicionais.
Primeiro, vão a concurso quatro parcelas, um número que será depois alargado a 25.
"Ao dar à população local a possibilidade de ter uma horta biológica no Convento, beneficiando no seu quotidiano do melhor que a Serra de Sintra tem para oferecer, pretende-se fomentar junto das novas gerações o sentimento de pertença ao lugar que, ao longo dos séculos, manteve sempre uma ligação profunda à comunidade", refere a Parques de Sintra.
Quem se pode candidatar? Como? Até quando?
Se é maior de idade e mora no município de Sintra, pode candidatar-se ao cultivo dos terrenos através do email hortadoscapuchos@parquesdesintra.pt.
As candidaturas vão estar abertas até dia 15 de fevereiro. As pessoas selecionadas vão ser informadas na semana seguinte ao encerramento.
Terão uma formação de quatro sessões, assegurada pela Parques de Sintra, para definirem um plano anual para a horta, conciliando hábitos alimentares com as espécies que poderão ser cultivadas.